Você alguma vez já ouviu dizer em um passado recente que um cliente insatisfeito falava pra 10 outros. Esse dado comumente proferido pelos profissionais de marketing pré-digitais por si só já causava terror a qualquer empresário de qualquer ramo, quanto mais do ramo hoteleiro. Nem mesmo o contrário dessa estatística - um cliente satisfeito fala pra outros 3 no máximo - não acalmava os ânimos de um empresário preocupado com a satisfação de seus clientes.
Pois bem! A boa notícia é que estamos em uma nova era e agora as coisas são diferentes, vivemos em um mundo globalizado onde a condição de relacionamento pessoal e interpessoal está em níveis extremos, com volume e velocidade das informação exponencialmente elevados pela web. A notícia ruim é que se antes um cliente insatisfeito falava pra 10, agora ele fala pra 1gB de pessoas e pior, se ficar sem resposta, vira verdade o que ele disse. E como se não bastasse, o cliente satisfeito sem estímulo ou um mínimo de atenção, ele já não fala com ninguém.
A reputação online do seu negócio atua a favor ou contra o seu crescimento? Segundo pesquisa da Clutch (2018), 54% dos profissionais de marketing digital consideram a gestão da reputação muito necessária para o sucesso do negócio.
Ainda segundo a mesma fonte, as empresas entenderam a importância de monitorar o que está sendo dito sobre a sua marca online, com 46% delas monitoramento diariamente e aproximadamente 35% planejando investir mais tempo e dinheiro na gestão da sua reputação online.
Isso faz-se necessário por conta do crescimento e popularidade das mídias sociais que circulam livres e soltas por toda a internet. Conteúdo esse, que as empresas não têm o menor controle, como reviews, nos sites de avaliação ou discursos de insatisfação em perfis sociais.
Se você também está preocupado com esses conteúdos, que podem prejudicar a imagem da empresa e impactar no seu faturamento, fique tranquilo. Nesse Blog, tem tudo o que você precisa saber sobre gestão da reputação online do seu negócio e como começar a implementá-la imediatamente.
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